PRODUTOS E SERVIÇOS

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Consultoria, Elaboração e Análise de Projetos de Pavimentos asfálticos. Especialistas em pavimentação, a WBL-NKN desenvolve, em laboratórios próprios, projetos com agregados minerais disponíveis no território de atuação dos clientes, elaborando com qualidade misturas asfálticas de maior vida útil, com foco no custo x benefício da obra.

SUPORTE TÉCNICO

Suporte técnico especializado em aplicação de produtos asfálticos e equipamentos, oferecendo treinamento a clientela e formando mão-de-obra capacitada. Além disso, todas as fases das obras são acompanhadas por nossos engenheiros (produção de massas asfálticas, sua aplicação e operação de equipamentos, como usinas de asfaltos, vibro-acabadoras, Compactadores, etc)..

TRANSPORTES

A WBL-NKN possui frota própria de caminhões e carretas isotérmicas com um quadro permanente de motoristas especializados no transporte de asfaltos e derivados. Frota constantemente renovada, equipamentos específicos, possuindo alta sofisticação e respeitando todos os itens de segurança da ONU.

PRODUTOS ASFÁLTICOS

CAP - CIMENTO ASFÁLTICO DE PETRÓLEO

A obtenção de asfalto é realizada através da destilação de tipos específicos de petróleo, na qual as frações leves (gasolina, diesel e querosene) são retiradas no refino. O produto resultante deste processo passa a ser chamado de Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP).

O CAP é um material termossensível utilizado principalmente para aplicação em trabalhos de pavimentação, pois, além de suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possui características de flexibilidade e alta resistência à ação da maioria dos ácidos inorgânicos, sais e álcalis. Em suas aplicações, o CAP deve ser homogêneo e estar livre de água, e para que sua utilização seja adequada, recomenda-se o conhecimento prévio da curva de viscosidade/temperatura.

O CAP é aplicado em misturas a quente, tais como pré-misturados, areia-asfalto e concreto asfáltico; recomenda-se o uso dos 30/45, 50/70 e 85/100, com teor de asfalto de acordo com o projeto respectivo.

O cimento asfáltico pode ser encontrado em diversos graus de penetração, de acordo com sua consistência. Os CAP's que são produzidos e comercializados no Brasil seguem a classificação por penetração.

Todas as Refinarias: Classificação por penetração

CAP 30/45
CAP 50/70
CAP 85/100
Penetração (100g, 5s, 25º)
30 a 45 50 a 70 85 a 100

A WBL-NKN, além de colocar à sua disposição os tipos de CAP, oferece suporte de seus especialistas para encontrar a solução mais adequada para cada caso.

Conheça os outros tipos de Cimento Asfáltico de Petróleo:

CAP-DOP

O agente melhorador de adesividade CAP-DOP é um composto orgânico tensoativo derivado do óleo de xisto. Adicionado ao CAP em misturas asfálticas, ele tem a função de conferir a aderência do

ligante às superfícies dos agregados que, por características mineralógicas, tenham deficiência de adesividade, além de permitir uma durabilidade maior da massa asfáltica devido à sua maior

resistência à desagregação. O objetivo é garantir melhor desempenho do pavimento.

O CAP-DOP é de fácil miscibilidade no asfalto, não afeta as especificações do ligante e resiste às temperaturas usuais de emprego. O teor a ser adicionado ao CAP deve ser avaliado em laboratório, através de ensaio de adesividade para cada tipo de agregado. Entretanto, percentuais de até 0,5% sobre o peso do CAP têm sido adotados na prática corrente.

Características do CAP-DOP

Ensaio Resultado
Aparência visual (aspecto a 25°C)
Líquido e sem grupos
PT de fulgor (°C)
> 150
Viscosidade a 40°C (sSF)
85
Densidade a 25°C (g/cm3)
0,97 a 1,03
Adesividade (teste de fervura por um minuto)
Cobertura > 90%

CAP-FIX

Cimento asfáltico de petróleo aditivado com um composto tenso ativo melhorador de adesividade derivado do óleo de xisto. Proporciona a aderência do ligante a todo tipo de agregado mineral, mesmo àqueles que por características mineralógicas poderiam apresentar problemas de adesividade.

O CAPFIX obedece às mesmas especificações dos CAPs originais com relação às demais Características. Sua utilização é recomendada para os mesmos serviços que o ligante convencional, ou seja, misturas a quente, pré-misturado a quente (PMQ), areia asfalto e concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e tratamentos superficiais por penetração direta ou invertida.

Este CAP permite uma durabilidade maior do pavimento devido a sua maior resistência à desagregação; possibilita o uso de agregados de má adesividade; e dispensa o uso de agentes de adesividade, eliminando sua adição no canteiro de obras.

CAP FLEX

Os Cimentos Asfálticos de Petróleo (CAP) são úteis nas mais diversas aplicações, mas em situações mais severas apresentam limitações. Nesses casos torna-se necessário modificar as propriedades dos CAPs pela adição de polímeros. Estes produtos modificados apresentam desempenho superior aos CAPs tanto em baixas como em altas temperaturas.

Para atender a esta demanda, a Petrobras Distribuidora coloca à sua disposição a linha CAPFLEX de asfaltos modificados com SBS (estireno-butadieno-estireno) e outros polímeros.

Asfaltos modificados por polímeros: O CAPFLEX é recomendado para as seguintes aplicações: em curvas de pequeno raio ou que são submetidas a grandes esforços; em pavimentos altamente drenantes (redução da aquaplanagem em dias de chuva e redução do ruído produzido pelo atrito dos pneus com o pavimento); em corredores de tráfego muito intenso e cargas elevadas, visando reduzir ou até eliminar as deformações permanentes (trilhas de roda); em pistas especiais (autódromos, aeroportos).

Além de aumentar o índice de serventia do pavimento e, consequentemente, o conforto do usuário, o CAPFLEX conta ainda com as seguintes vantagens: diminuição da suscetibilidade térmica; melhor característica adesiva e coesiva; maior resistência ao envelhecimento; elevação do Ponto de Amolecimento; diminuição do Ponto de Ruptura Fraass; maior resistência à deformação permanente.

A WBL-NKN oferece o suporte de sua equipe de especialistas para auxiliá-lo a escolher a melhor solução em asfaltos modificados por polímero.

CAP PLUS

CAP Plus 102: Asfalto modificado por uma substância natural hidro carbonada, composto principalmente por asfaltenos e resinas com alto grau de aromaticidade.

A utilização deste CAP reduz a formação de trilha da faixa de rodagem, melhora a adesividade ligante-agregado, reduz a susceptibilidade térmica e dá maior resistência às cargas. Estas melhorias não alteram, porém, a vida de fadiga.

Ensaios
Ponto de fulgor, ºC
MB 50 ou ASTM D 92
Penetração a 25ºC, 100g, 5s, dmm
MB 107 ou ASTM D 5
Viscosidade a 60ºC, P
MB 827 ou ASTM D 2171
Viscosidade Brookfield a 135ºC, cP
ASTM D 4402
Ponto de amolecimento, ºC
MB 164 ou ASTM D 36
Efeito do calor e ar:
MB 425 ou ASTM D 1754
Perda em massa, % p/p

Perda em massa, % p/p

 Especificações dos cimentos asfálticos de petróleo (CAP) – classificação por penetração
 Especificação particular do CAP-TLA 30/45

ADP - ASFÁLTO DILUÍDO DE PETRÓLEO

CM-30

Os asfaltos diluídos de petróleo (ADP) são produzidos a partir do CAP e diluentes adequados. São utilizados em pavimentação por penetração e aplicados em temperaturas mais baixas que as usualmente empregadas quando se usa CAP. Serviços típicos que utilizam ADP são macadames betuminosos, os tratamentos superficiais e alguns pré-misturados a frio, além da imprimação impermeabilizante.

São classificados pelo Departamento Nacional de Combustível (DNC) de acordo com a velocidade de cura em três categorias: cura rápida, cura média e cura lenta, sendo que os ADPs desta última categoria não são produzidos no Brasil. Quanto à viscosidade, são subdivididos de acordo com as seguintes faixas:

Especificações para asfaltos diluídos de petróleo (ADP) com tempo de cura média. Resolução nº 30 de 9 de outubro de 2007 da ANP – Regulamento Técnico ANP nº 02/2007

O asfalto Diluído de Petróleo (ADP) tipo CM-30 é obtido à partir de um asfalto destilado de petróleo, recortado com um diluente de características físicas específicas (volatividade média/querosene) geralmente oriundo do próprio petróleo, em proporção adequada de solubilização.

O processo de diluição do asfalto (à quente) é efetuado pelas Refinarias da Petrobrás, empregando-se equipamentos apropriados, para a obtenção das características de um produto final fluido (líquido) à temperatura ambiente. O asfalto diluído CM 30 é fabricado pela Petrobrás S.A.

Apresenta estado físico líquido, coloração preta, densidade relativa à 25ºC= 0,920 e cheiro característico.

O Asfalto Diluído de Petróleo CM-30 é empregado especificamente em serviços de imprimação de base granular (solos ou britas) concluída, objetivando conferir coesão superficial das partículas granulares dos materiais da base, impermeabilizar e permitir condições de aderência entre esta e o revestimento à ser executado.

A distribuição (banho) do ligante diluído deverá ser efetuada com equipamento provido com bomba reguladora de pressão, que permita a aplicação do produto em quantidade uniforme. Os equipamentos distribuidores, especialmente construídos, devem ser providos de dispositivos de aquecimento, tacômetro, calibradores e termômetro, barra espargidora com dispositivo de ajustamentos verticais e larguras variáveis, e ainda dispor de barra de espargimento manual.

A pista (base compactada) deverá ter a superfície varrida (eliminar material solto) e ser levemente umidecida. A taxa de aplicação deverá ser determinada experimentalmente no canteiro de obra, sendo definida a que pode ser absorvida pela base em 24 horas. As taxas usuais são da ordem de 1,0 a 1,4 L/m2, conforme o tipo de material e textura constituinte da base.

O Asfalto diluído de Petróleo (ADP) CM-30 é fornecido à granel e líquido em carro tanque e comercializado em unidade:

tonelada ou entamborado (200 litros) e unidade comercializada: tambor.

O produto poderá ser mantido ao ar livre em depósitos/ tanques (granel/ líquido) ou entamborados, devidamente vedados.

Em período de estocagem (tempo indeterminado) o produto não sofre degradação de suas propriedades.

Manter o produto estocagem, longe de fontes de ignição ou chamas.

O asfalto diluído CM-30 é enquadrado pela ONU (1999), nº de risco (3), líquido inflamável, sub-classe N.E. (substâncias líquidas que apresentam risco ao meio ambiental) mais leve que a água, com odor característico volátil.

Hidrocarbonetos voláteis, constituintes no ligante asfáltico podem causar irritação em contato com olhos, pele e vias respiratórias, sendo recomendado o uso de equipamentos de proteção EPIs:(óculos de segurança e luvas) para o manuseio e aplicação.

Em regiões de clima quente, não se deve efetuar aquecimento do produto dentro do tanque de estocagem ou do carroespargidor, providos de chama de maçarico, para a sua aplicação.

O estado de viscosidade do produto se encontra em condições adequadas de aplicação.

Em regiões frias, admite-se o aquecimento do produto até a temperatura de 35ºC (ponto de fulgor=38ºC), com as devidas precauções para não ocorrer explosão e incêndio.

Recomenda-se período mínimo de 36 horas (da aplicação) para promover a cura total da pintura de imprimação, para o prosseguimento das etapas de serviços.

FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos: nº Pb 0008/BR.

Não se recomenda a execução de serviços de pavimentação com o emprego de Asfalto Diluído tipo CM-30, em temperatura ambiente inferior à 10ºC, dificuldade de evaporação do diluente tipo querosene e de longa do tempo de cura.

Não aplicar o produto, em condição climática de possível precipitação, ocorrendo arraste do ligante sobre a pista imprimada pela água de chuva.

EMA - EMULSÃO ASFÁLTICA


Emulsão é definida como uma mistura heterogênea de dois ou mais líquidos, os quais normalmente não se dissolvem um no outro, mas, quando são mantidos em suspensão por agitação ou, mais frequentemente, por pequenas quantidades de substâncias conhecidas como emulsificantes, formam uma mistura estável (dispersão coloidal).

 Manual Emulsão Asfáltica

Sistema Titanium: Conheça o processo de composição da mistura asfáltica

O que é preciso para um asfalto de qualidade?